Conheça Jason Voorhees e seus filmes


O primeiro filme da série “Sexta-Feira 13” foi lançado em 1980 e a partir daí foi só sucesso. Ao total são 12 longas e quase todos (exceto o primeiro e o quinto) abordam a história do assassino Jason Voorhees, um dos mais temido das telas do cinema. Mas antes de falarmos dos filmes conheça um pouco sobre Jason.



*LEIA A MATÉRIA COM A TRILHA SONORA DE FRIDAY THE 13TH*


Jason é um grande personagem dos filmes de terror, ele nasceu no dia 13 de julho de 1946, filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees. Ele tem um rosto horrível na qual um dos motivos de não ter amigos e sempre ser maltratado, mas sua mãe mesmo assim o ama muito.

Quando criança Jason foi para um acampamento chamado Crystal Lake no qual se afogou, pois os monitores no momento faziam sexo, enquanto sua mãe tinha um ataque esquizofrênico.

Sua mãe, depois da morte de Jason, resolve se vingar e em um momento de fúria mata dois conselheiros e mais sete monitores, mas uma
monitora consegue escapar e decapitar Pamela.

No remake mostra que Jason viu sua mãe sendo morta e isso que gerou toda a sua revolta para matar todos que vão no Acampamento Crystal Lake!

Jason é um monstro de 1,96 de altura e 115 quilos que no começo de sua carnificina só matava com facão, mas hoje em dia ele mata com machados, martelo, chave de fenda e ate canos gigantescos. Resumindo, tudo o que ele encontrar pela frente, ele também esmaga as pessoas com as suas mãos e em alguns casos Jason dá em suas vítimas um abraço tão forte que as quebra ao meio.

MÁSCARA

A máscara do Jason foi criada a partir de uma máscara de goleiro antiga do time de hockey do Detroit Red Wings.


PORQUE JASON?

Victor Miller disse que Jason é a combinação dos nomes de seus filhos Josh e Ian e, segundo o escritor, foi uma forma de homenagea-los. Pode ser bizarro, mas pode ter certeza que ninguém vai se esquecer desse nome tão cedo.


DEFORMADO

Durante a elaboração da história, Jason era para ser um menino normal. Mas quando o maquiador Tom Savini se envolveu com a história dos personagens, ele achou que Jason poderia ser deformado.


REAÇÕES

Durante as primeiras exibições do filme, o mesmo Tom Savini, entrava nas salas de cinema só para ver a reação da galera na última cena.


PERSEGUIÇÃO NA VIDA REAL

Alguns anos depois do lançamento do filme, a atriz Adrienne King, que interpretou Alice, era realmente perseguida por um cara, que por várias vezes deixou recados estranhos na porta de seu apartamento. Ela ficou tão passada com a história que ficou um tempinho sem atuar. Imagina?


MESES PARA GRAVAR UMA CENA

A cena em que Jason arrasta Alice para dentro do lago no final do filme levou três meses para ser gravada.


LUCROS

Foi gasto US$ 550.000 para produção do primeiro “Sexta-Feira 13”, mas você sabe quanto de grana o filme arrecadou? Quase US$ 465 milhões!


FRAMBOESA DE OURO

O primeiro filme chegou a receber duas indicações ao Framboesa de Ouro, nas categorias de Pior Filme e Pior Atriz Coadjuvante.


TERÇA-FEIRA 13

A versão dublada do filme na Espanha ficava Terça-Feira 13. Isso acontecia porque a Sexta-Feira 13 dos norte-americanos é a terça-feira 13 dos espanhóis.


CAMPING

Dizem que no mesmo ano em que “Sexta-Feira 13” foi lançado, diversas crianças deixaram de acampar e a taxa diminuiu em 69%.


CENSURA

O filme é proibido na Finlândia.


ESTREIA

Várias continuações de “Sexta-Feira 13” estrearam em uma sexta-feira 13.


TRILHA SONORA

A música tema é baseada na frase de Mrs. Voorhees “Kill her, mommy!”. As primeiras letras das palavras Kill e Mommy são repetidas vezes “ki, ki, ki, ma, ma, ma”.



Lista com todos os filmes de Jason:

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th) – 1980

Sinopse: Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

Comentário: Este primeiro filme é o mais leve de todos, mostra com muita calma como foi que os assassinatos em Crystal Lake começaram, o motivo e as ”maldições” como dizem os moradores de lá. Foi o ponta pé inicial da série e ficou no sucesso até a chegada da sequência em 1981, além de lançar o ator Kevin Bacon no cinema. Se quer tomar bons sustos assista ao primeiro filme.


Sexta-Feira 13 Parte 2 (Friday the 13th Part 2) – 1981

Sinopse: Quando você pensava que o mais seguro era voltar ao acampamento…Viu que tudo seria mais aterrorizante. Cinco anos após o horrível massacre no acampamento Crystal Lake, tudo que resta é a lenda de Jason Voorhees e sua mãe, que assassinou sete instrutores do acampamento. Num acampamento de verão próximo, os novos instrutores não sabem que têm de ficar o mais distante possível daquele lugar. Descuidados, os jovens circulam pela área, sem sentir a presença ameaçadora do mal. Um a um, eles são atacados e mortos brutalmente. Muito suspense e gritos, neste filme arrepiante.

Comentário: Neste segundo filme a participação de Jason em relação ao primeiro é 100%, com Warrington Gillette como um Jason totalmente bruto e sem sentimentos para com os outros, esse sem dúvida é um dos melhores Jasons já interpretados no cinema, sem falar que é uma sequência que não deixa nada a desejar com um número de mortes maior do que o primeiro. Mas como não se pode agradar a todos, recebeu a maioria da criticas negativas pelo Rotten Tomatoes.


Sexta-Feira 13 Parte 3 (Friday the 13th Part 3) – 1982

Sinopse: Um romântico verão se transforma num pesadelo de indescritível terror para mais um grupo de ingênuos monitores. Desconhecendo a sangrenta herança do acampamento Crystal Lake, um a um, eles se tornaram vitimas do maníaco Jason, que os espreita a todo momento… Este filme vai fazê-lo congelar de medo, quando Jason encontrar um jeito de entrar em sua sala!

Comentário: Foi um filme que para os fãs marcou muito pois é a primeira vez que Jason usa a famosa máscara de hóquei, nova e brilhosa sem as manchas de sangue e sujeira. Este 3º filme em relação aos outros é cheio de suspense, claro que ele tem o velho terror de Jason, mas em relação aos outros dois primeiros ele é um pouco mais leve.



Sexta-Feira 13: Capítulo Final (Friday the 13th: The Final Chapter) – 1984

Sinopse: A contagem de corpos continua neste empolgante suspense, a quarta, mas não a última, história da vitoriosa série Sexta-Feira 13. Jason, o menos popular cidadão de Cristal Lake, retorna para fazer estragos ainda maiores neste capítulo. Depois de sua ressurreição num necrotério, o assassino mascarado dedica sua vingativa atenção à família Jarvis e a um grupo de desavisados adolescentes. O jovem Tommy Jarvis é um aficionado dos filmes de terror, com um talento especial para criar máscaras e maquiagem. Será que o diabólico Jason encontrou um adversário à altura?

Comentário: O capítulo Final da série, embora outros tenham vindo depois mas, devido o sucesso deste quarto filme a Paramount resolveu não aposentar Jason, esse filme não agradou muito aos críticos mas os fãs em geral adoraram chegando a dizer que este seria o melhor filme da série, mais tarde sendo desbancado pelo parte 6. Foi responsável por lançar e divulgar o ator Corey Feldman que mais tarde atuaria nos três filmes de ”Os Garotos Perdidos”.


Sexta-Feira 13 Parte 5: Um Novo Começo (Friday the 13th Part 5: A New Beginning) – 1985

Sinopse: Jason está de volta, com sua máscara e tudo o mais. Lá vem ele de novo com seus velhos truques diabólicos, nesta seqüência. Desta vez, ele parece ter lançado seus olhares sobre os jovens pacientes de um isolado sanatório. E um pouco mais que seus alvos adolescentes acabam em metades, pedaços… pode inventar, que Jason bota pra quebrar. Este é o quinto e horripilante capítulo da saga de Sexta-Feira 13. Se você gostou dos quatro primeiros, e acha que está pronto para voltar à sangrenta pista de Jason, você vai adorar este!

Comentário: Esta sequência dá um rumo diferente a série, com muito mais sangue que os outros filmes. Este é considerado pelos fãs o pior filme da série, chegando a agradar a poucos, o desfecho deste filme surpreendeu a muitas pessoas, você que ainda não assistiu também se surpreenderá.


Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (Jason Lives: Friday the 13th Part 6) – 1986

Sinopse: Quando criança, Tommy (Thom Mathews) fez o que muitos morreram tentando fazer: Matar Jason, o assassino que aterrorizava os habitantes de Cristal Lake. Agora, muitos anos depois, Tommy é perseguido pelo medo de que talvez Jason não esteja realmente morto. Ele vai com um amigo até o cemitério para cavar o túmulo de Jason, infelizmente para Tommy e seu amigo, eles descobrem não um corpo em decomposição, mas o próprio Jason que apenas descansara que agora está pronto para recomeçar sua escalada de sangue. Ele vai direto para Forest Green, antigo Cristal Lake para fazer novas vítimas.

Comentário: Trazendo Jason pela primeira vez como um zumbi, sem dúvida este é o melhor filme da série, a sexta parte traz mortes muito mais elaboradas e uma maquiagem mais que espetacular, além de ter uma pitada de humor e ação com uma boa trilha sonora composta por Alice Cooper.


Sexta-Feira 13 Parte 7: A Matança Continua (Friday the 13th Part 7: The New Blood) – 1987

Sinopse: Tina Shepard (Lar Park-Lincoln) é uma adolescente com poderes telecinéticos descontrolados. Quando menina tirava férias no acampamento Crystal Lake, ela matou seu abusivo pai com o uso das suas habilidades mentais, quando teve um acesso de raiva. Anos depois, ao se aconselhar com o Dr. Crews (Terry Kiser), um psicólogo manipulador e ambicioso, Tina concorda em participar de uma terapia radical que a leva de volta à Crystal Lake. Infelizmente, as habilidades psíquicas de Tina despertam Jason Voorhees (Kane Hodder), que estava sepultado no fundo do lago, o que faz com que o vingativo Jason elimine vários adolescentes de uma casa próxima de forma sangrenta. Assim, Tina tenta deter o massacre de Jason usando seus poderes.

Comentário: Esta sétima parte, assim como a quinta foi considerada pela maioria dos fãs como péssima, mas como sempre, considerada boa por uma minoria, este aqui marca a estréia de Kane Hodder, que interpretou o brutal Jason até o filme ”Jason X”.


Sexta-Feira 13 Parte 8: Jason Ataca Nova York (Friday the 13th Part 8: Jason Takes Manhattan) – 1989

Sinopse: A Grande Maçã está metida num grande sarilho, porque o indestrutível monstro psicopata Jason Voorhees vai a caminho de Nova York – e prepara-se para pintar a cidade de vermelho. Depois de um chocante regresso do túmulo, o diabólico Jason mete-se a bordo de um ”barco do amor” cheio de adolescentes com destino a Nova York, e que ele rapidamente transforma na derradeira ”viagem dos malditos”. Mas uma das aterrorizadas vítimas escapa-se para um outro pesadelo, o labirinto de túneis do metropolitano e dos esgotos de Manhattan, onde se irá confrontar pela última vez com Jason.

Comentário: Filme mediano mas que não agradou parte do público devido poucas cenas terem sido gravadas em Nova York, pra ser mais preciso os últimos 30 minutos de filme, enfim, Jason volta bastante sangrento nesta oitava parte, primeiro faz uma festa bem agitada no navio rumo a Nova York, e pra finalizar a noite, fez mais vítimas inocentes quando atracou em Nova York. Este foi o último filme da Série ”Sexta-Feira 13” feito pela Paramount, com a decadência da série ela se viu obrigada a vender para a New Line Cinema.


Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira (Jason Goes To Hell: The Final Friday) – 1993

Sinopse: Ele está de volta! Jason Vorhees (Kane Hodder), o matador mascarado, a essência do mal, vai encarar o seu desafio definitivo! Encurralado e fuzilado por um batalhão especial do FBI, finalmente o invencível serial killer é dado como morto. Mas talvez ainda seja cedo demais para contar com a derrota do vilão sanguinário… Jason acaba de renascer graças a uma habilidade sobrenatural de tomar conta do corpo de qualquer um em quem ele tocar. Seus instintos assassinos podem estar em qualquer lugar? E sob qualquer forma. Desta vez, o sangue vai jorrar ainda mais intenso na carnificina final desta última sexta-feira 13, quando o terrível segredo desta máquina de matar for finalmente revelado! A chave estaria… na própria família de Jason Vorhees? Jason então volta para Cristal Lake atrás de sua irmã (por parte de pai) Diana (Erin Gray) e sua sobrinha Jéssica (Kari Keegan).

Comentário: Este teve 29% das críticas negativas no Rotten Tomatoes e se saiu melhor que a Parte 8, o filme tem um pouco mais de suspense e ação, sendo o primeiro a ser feito pela New Line Cinema que após a parte 8, comprou da Paramount os direitos sobre o filme.


Jason X (Jason X) – 2001

Sinopse: Confinado no mais seguro nível de segurança do Centro de Pesquisa Crystal Lake, o psicopata Jason Voorhess (Kane Hodder) ainda vive. Até que, enquanto o Dr. Wimmer (David Cronenberg) e Rowan (Lexa Doig), que trabalha no mesmo local que Wimmer, discutem o que fazer com ele, Jason consegue se libertar. Quando está prestes a matar Rowan, Jason e a jovem assistente são congelados criogenicamente, estado este onde permanecem durante mais de 400 anos. Até que, em pleno ano de 2455, uma nave espacial contendo jovens exploradores pousa na Terra para explorar o local. O planeta não é mais utilizado como moradia para seres humanos, já que a Terra agora é um mundo contaminado com violentas tempestades, oceanos envenenados e solos estéreis. Porém, durante suas pesquisas no planeta, o Prof. Loew (Jonathan Potts) e seus alunos encontram os corpos de um homem e uma mulher congelados. O processo de auto-regeneração de ambos foi ligado e, com os corpos já em processo de descongelamento, eles rapidamente são levados até a nave espacial, na intenção de que ambos sejam estudados por cientistas em Terra II. Porém, antes deles chegarem ao seu destino Jason Voorhess desperta e dá início à uma nova onda de assassinatos.

Comentário: Este é o filme em que ocorre mais assassinatos de toda a série, e mais uma vez com um toque de ação junto do terror, foi um dos filmes de pouca bilheteria da série ao lado da parte 5 e parte 8. Apesar de ser lançado antes de Freddy VS Jason, os acontecimentos neste provavelmente são depois do confronto acontecido entre os dois maníacos ou seja, foi a última vez em que Jason Voorhees foi visto por alguém.


Freddy VS. Jason (Freddy VS. Jason) – 2003

Sinopse: Freddy está enfraquecido, pois as pessoas se esqueceram dele, já que ele se alimenta do medo das crianças. Ele percebe então que precisa de um instrumento, um monstro que possa usar para instigar o medo. Freddy ressuscita Jason enganando-o através de sonhos para que saia de Crystal Lake e vá até Elm Street. A matança que promove é atribuída a Freddy, pois ele é o monstro local. Com seus poderes renovados, ele volta a matar, mas fica totalmente furioso quando Jason passa a matar quase todas as suas vitimas que faz com que Freddy enfrente-o num duelo cheio de sangue e terror.

Comentário: Foi um filme que foi bem recebido pelo público, e que deu de volta aos dois assassinos o velho conceito de sanguinários pois a série de filmes ”Sexta-Feira 13” e ”A Hora do Pesadelo” estavam com um conceito baixo e segundo o público com péssimas sequencias, de fato Freddy Krueger estava enfraquecido aqui no mundo real. O filme trouxe de volta ao topo os dois assassinos mais temidos do cinema. Quem gosta de um bom filme de terror, precisa assistir ”Freddy VS Jason”.


Sexta-Feira 13 (Friday the 13th) – 2009

Sinopse: Clay (Jared Padalecki) vai à misteriosa floresta de Crystal Lake, em busca de sua irmã desaparecida. Lá ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem, que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhess (Derek Mears), o assassino da máscara de hóquei.

Comentário: O filme mais rentável de todos arrecadando uma quantia considerável em sua semana de estréia, este aqui é uma mistura de refilmagem com os quatro primeiros filmes. A recepção dos fãs foi de que muitos gostaram mas muitos detestaram este remake, coisa muito comum nas refilmagens.


Evolução:


Atores que interpretaram Jason Voorhees:


No primeiro filme, Jason ainda era uma criança sua mãe foi a verdadeira assassina, ele foi interpretado pelo jovem Ari Lehman.


No segundo filme, Jason ainda não usava sua tradicional máscara e foi interpretado por Warrington Gillette.


Ainda no segundo filme, quando Jason se apresentava com o rosto coberto por um saco, era com a interpretação de Steve Daskawisz.


No terceiro filme, Jason finalmente ganha sua tradicional máscara e nele é interpretado por Richard Brooker.


No quarto filme da saga, tentaram finalmente matar Jason, sem sucesso, Ted White foi o ator responsavel pela interpretação do já famoso serial killer.


No quinto filme, Jason foi mais uma vez injustiçado, já que ele não aparece, muito menos mata, os assassinatos ficam por conta do personagem Roy que imita os passos de Jason, foi interpretado por Dick Wieand.


No sexto filme, Jason finalmente volta dos mortos e a matança continua, neste longa ele foi interpretado por C.J. Graham.


No sétimo filme, o ator Kane Hodder assume o papel de Jason e permanece interpretando o personagem nos próximos 03 filmes até o décimo título, Jason-X . Kane é o ator que mais vezes colocou a máscara de hóquei assassina no cinema.


Em Freddy Vs Jason, filme que marca o encontro de Jason com o também vilão do gênero terror Freddy Krueger, a interpretação de Jason ficou a cargo do ator Ken Kirzinger. O Filme foi um dos melhores já feito.


Em 2009 foi feito uma refilmagem da série, misturando o enredo dos primeiros filmes com detalhes novos, a história foi amadurecida e o vilão reinventado. Jason foi brilhantemente interpretado por Derek Mears.


Gostou da Matéria? Bom, agora podemos dizer que já conhece tudo sobre o maior ícone da cultura popular americana e que se tornou mundial. "chhh chhh chhh... ahhh ahhh ahhh..."

Fontes:
Wikipedia
cinemaboom.blogspot.com.br
musicaecinema.com

0 comentários:

Postar um comentário